sábado, 23 de agosto de 2014

Melancholy

Melancolia significa o estado de tristeza profunda e apatia sentido continuamente por alguém.
A melancolia é um tipo de depressão e possui os mesmos sintomas: a pessoa não se interessa por nada ao seu redor, nenhum acontecimento traz prazer ou alegria e a vida deixa de ter interesse.
É um termo com origem no grego melancholia que expressa uma tristeza persistente, muitas vezes sem razão aparente.
Fisicamente, o estado de melancolia se reflete na aparência sempre abatida, emagrecimento e olhar fixo no infinito.

O médico grego Hipócrates, no séc. V a.C., definiu a melancolia como a “bílis negra”, um dos quatro humores corporais que na sua teoria se constituem por sangue, fleugma, bílis amarela e bílis negra. Para Hipócrates, o planeta Saturno exercia influência no humor do indivíduo e levava o baço a expelir bílis negra em excesso, causando a melancolia.
Na Psiquiatria, a melancolia é uma síndrome mental que se caracteriza pela sensação de impotência, inutilidade, pensamentos negativos, dificuldade de concentração, falta de apetite, ansiedade, insônia e ideias constantes de morte. Melancolia é um dos sintomas da psicose maníaco-depressiva.
Para Freud, a melancolia é um estado emocional semelhante ao processo de luto, mas não há a perda que o caracteriza. A melancolia pode ocorrer sem haver uma causa definida.
No Romantismo, a melancolia era um estado emocional apreciado, pois representava uma experiência que enriquecia a alma.
No âmbito da caracterologia, o tipo melancólico é um dos quatro tipos de personalidade, marcado por um temperamento pouco espontâneo, com muitas emoções negativas.
Fonte: http://www.significados.com.br/melancolia/
Bom, isso já introduz o que estou sentindo ultimamente...
Acho que pode ser consequência de uma característica minha, que é pensar demais (e coloca demais nisso)... Fico pensando sobre tudo, principalmente sobre o futuro, o meu futuro. Como eu disse num post anterior, não sei que faculdade fazer... Isso é uma pequena - enorme- parte da minha preocupação.
"Que curso fazer?"; "Será que vai ter emprego pra essa profissão?"; "Será que vai dar dinheiro?"; "Por que é tão difícil?"; "Acho que vou ficar velhinha não sabendo o que fazer..."; "O que me faz feliz?"; "Será que vou ser boa fazendo isso?"; "Por que não sinto vontade de fazer nada?"; "Quando isso vai parar?"; etc, etc, etc.
~Maria Clara~ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário